População se mobiliza para garantir manutenção do fechamento da Olívia Flores aos domingos e feriados

Desde 2016, as famílias de Vitória da Conquista foram beneficiadas com o fechamento de uma das pistas da Avenida Olívia Flores do início da manhã às 13 horas, para que as pessoas pudessem aproveitar o espaço para suas atividades de lazer e esportes.

Rapidamente, a medida do executivo municipal ganhou milhares de adeptos e ficou claro essa aceitação na quantidade de pessoas que comparecem ao local a cada semana e pelos incontáveis eventos já realizados, de forma gratuita para a população por diversas academias e outras entidades ligadas ao esporte e bem-estar.

Essa foi uma reivindicação da sociedade, percebendo ser essa uma necessidade premente em dias em que se busca a qualidade de vida como meta para pessoas de todas as idades, e por já ter dezenas de experiências de sucesso pelo mundo a fora.

Patinar na Olívia Flores é uma das boas opções das manhãs de domingo.

Em São Paulo, são quase 30 ruas que fazem parte do programa RUAS ABERTAS, destinada a prática do lazer, entre elas a Avenida Paulista; Em Recife o programa LAZER NA RUA, destina 10 ruas em diversos bairros para os pedestres e ciclistas aos feriados e domingos; Salvador tem cinco ótimas vias que são fechadas para o lazer todos os domingo e feriados, perfeitas para andar de bicicleta, patins, skate ou fazer caminhadas.

Avenida Paulista

Essa onda já percorre os cinco continentes. Uma das avenidas mais famosas do mundo, a Times Square Garden, em Nova Yorque também para. Londres, Sidney (Austrália), Bogotá (Colômbia), Paris (França) e Madrid (Espanha) são outros exemplos.

Times Square Garden – Nova Yorque

Copenhague, capital da Dinamarca, fecha avenidas para o lazer da população desde 1962. Aliás, sobre a capital dinamarquesa, a iniciativa do urbanista Jan Ghel evoluiu tanto, que hoje a maioria das pessoas se locomove de bicicleta. Depois do trabalho, pedalam para casa, correm à beira do rio, vão ao parque e se deitam na grama… e em pesquisa recente, foi considerada a cidade mais feliz do mundo com 93% de aprovação de sua população. E a meta é que em 2025 a cidade se torne a primeira capital do mundo a neutralizar suas emissões de carbono.

Mas ao que parece, Conquista pode estar dando um passo muito atrás no que diz respeito a esse assunto. Primeiro os trechos começaram a ser alterados, depois, os horários reduzidos e agora, extraoficialmente já se fala em não fechar mais a Olívia Flores.

Essa possibilidade mobilizou centenas de pessoas, que levam suas famílias para o lazer na avenida, além de desportistas de várias modalidades a iniciar uma mobilização no sentido de solicitar à prefeitura a manutenção do fechamento da via nos dias que já vem ocorrendo e retornar ao trajeto original, que era do stand da MRV até o contorno da UESB.

Atividade na Olívia durante os dias de fechamento.

Patrícia Mussy, uma das idealizadoras do movimento afirma que “passamos longos anos lutando para ter um local para a prática esportiva, um lazer com um pouco de segurança. Não havendo um local apropriado, nós conseguimos que a avenida Olívia Flores fosse fechada num trecho de 2,5 km aos domingos, o que atraiu centenas de famílias e desportistas, numa cena muito bonita de se ver”.

E complementa: “sabemos do grande avanço que significou a abertura do Boullevard Shopping e da avenida Perimetral, o que trouxe desenvolvimento para a nossa cidade e nós achamos ser de extrema importância. Mas, paralelo a isso, percebemos que o fechamento da Olívia está sendo sacrificado, sendo empurrado para depois da Perimetral, reduzindo em mais de 1 km este trajeto se tornando longe para quem não mora nas proximidades, dificultando um pouco mais. Tenho certeza que pode se encontrar uma solução para essa situação pois é uma luta de anos e esperamos sensibilizar o prefeito a atender nosso pleito, inclusive porque o esporte sempre foi uma bandeira defendida por ele”.

O movimento é chamado de ESSA CONQUISTA É NOSSA e quem quiser apoiar basta clicar aqui e assinar a petição on line.

Matéria de Júnior Patente

1 comentário

  1. Ana Vitória Tavares silva
    27 de maio de 2019    

    Apoio Pois é um lugar familiar para praticar esporte com sua família e seus amigos não só praticar esporte com outras coisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com