Luana Raine. Uma história de amor pela corrida

O site Conquista Esportes trás uma entrevista com a maratonista Luana Raine. Aliás, não mais simplesmente corredora. Agora, ultramaratonista. E quem são esses atletas. Ultramaratonista são aqueles praticantes da corrida de rua, que superam os 42.195 metros que são corridos em uma maratona. São pessoas que se dedicam a superar essa distância que é considerada o marco na vida de um corredor.
Nossa entrevitada, recentemente conseguiu superar essa marca.
Ela conta que sempre gostou de exercícios, esportes, “mas devido a mudar muito de cidade preferi ficar apenas na musculação e me dediquei iniciando com 54kg indo para 63kg ganhando massa muscular e definindo meu corpo. Ao chegar na cidade de Maceió Alagoas me deparei com uma cidade que respira a corrida, achando interessante e atrativo através de uma esposa do amigo de meu marido iniciei sozinha aos treinos para ver se seria capaz de conseguir iniciei com 5km sozinha gostei e fui indo até surgir uma corrida na qual tinha as distâncias de 2,5k, 5k e 10k eu já cresci o olho na distância maior aí pensei vou treinar para ver se aguento se conseguir faço os 10k eu fui fiz no meu ritmo e consegui. Daí corri para me inscrever na corrida da Unimed e conheci alguns corredores e fui fazendo amizade desde aquela a corrida recebi incentivos e iniciei os treinos na equipe chamada R4L que tem até hoje em Maceió, quis parar de correr mais eles não deixaram eu desistir porque viram que tinha como desenvolver mais na corrida, dai então não parei mais de correr”. E completa: “quando retornei para conquista procurei saber de todas as corridas da cidade passando para equipe corpo e saúde antiga assessoria de Tayrone e Vanessa, depois acabei saindo para Street e continuei com o professor Denilson Silva mesmo ele saindo da Street e montando sua própria assessoria hoje DS Trainer que em minha opinião tem o melhor treinador da cidade e região, graças a ele consegui alcançar todos os meu objetivos maiores na corrida. Hoje sou profissional de Educação Física licenciatura Unopar formei em Março de 2019 e formei também em Bacharel Educação Física Uniasselvi Outubro 2019”.

O que representa para um atleta correr uma ultramaratona?

Grande experiência que muitos corredores almejam mais poucos realizam, uma prova difícil em que físico e o psicológico precisam estar muito bem preparados e alinhados para alcançar o objetivo, essa prova é de superação total, clima, terreno, tempo e quilômetros para percorrer. O que faz diferença na ultra maratona de trail run é a linda paisagem proporcionada pela natureza no caso de Mucugê que é um paraíso, você corre e curte a paisagem só não foi melhor devido ao clima de sensação de 41 graus nunca visto na chapada há anos que fizeram muitos desistirem.

Fotos: Thiago Gama

E quais são as principais dificuldades?

As principais dificuldades é o terreno trail run e muita pedra soltas pequenas, grandes, areia e as subidas com altimetria de mais 1000m altura, é preciso ter o calçado (tênis) adequado para esse tipo de prova para maior segurança. Outra grande dificuldade e que você tem que carregar tudo que irá precisar pois na trilha não encontra atendimento nenhum, a não ser algum momento uma cachoeira para se hidratar, e se for em grupos os corredores costumam ajudar um ao outro como aconteceu comigo durante a prova um treinador de uma assessoria de Salvador Jardel Moura me ajudou no momento em que tive uma queda de pressão devido ao sol forte de sensação térmica de 41 graus me ajudou assim seguimos até a Cachoeira do Tiburtin.

Qual a sensação em concluir uma prova como essa?

Sensação é de superação total, de sobrevivência, de que você pode tudo quando você tem Deus, você saindo uma prova dessa valorizando mais a vida as pessoas o mundo.

Já tem outras metas pela frente?

Agora descansar um pouco devido à grande carga que tive esse ano iniciei com meias maratonas (3), algumas distâncias curtas, depois os 30k da corrida do diamante em Mucugê no mês de Abril ficando em 3 lugar geral feminino, depois realizei minha primeira maratona em Floripa 23 junho de 2019 fazendo um bom tempo com 3h:51min e agora o grande sonho de ser ultra maratonista de trail run terminei em 8:51min fiquei em 6 na categoria sub40 feminino.

E finaliza: “Amo a minha profissão e amo a corrida. Busco a superação todos os dias e tento mostrar para cada aluno meu que é preciso vivenciar, para descobrir a capacidade de crescimento, desenvolvimento que existe dentro de cada um de nós. Sempre falo, Você pode tudo que você quiser! Acredite! Busque!”

Ainda sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@conquistaesportes no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com